Olá meus amigos!!
Peço imensas desculpas pelo sumiço...
Tenho passado por maus bocados em termos
de tempo!!
Em maio nasceu meu pequeno príncipe...em
junho dei aulas de matemática para o concurso do Tribunal de Justiça de São
Paulo e ainda conciliei estas aulas com minhas provas na faculdade...e por aí
foi!! Fato é que só venho postar agora, finalzinho de outubro!! Essa vida de
concurseiro, pai, trabalhador e ainda estudante está praticamente impossível de
conciliar!! Kkkkk
Prometo que ou tentar postar pelo menos
um artigo por semana, ok?!
(Sei que já prometi isso uma vez, mas
realmente está difícil de cumprir com todos os compromissos...rs)
Hoje, vou falar dos princípios dos serviços públicos, muito pedido em provas de
concursos. (Veja também sobre os tipos de serviços públicos em https://afincoconcursos.blogspot.com.br/2016/06/ola-pessoal.html).
Vamos lá?
Fiz um resumo por itens que fica mais fácil:
- Regularidade: manutenção da
qualidade dos serviços; simplesmente isso... quando falar em manutenção dos
serviços, é o princípio da regularidade.
- Continuidade: em regra, os
serviços não devem sofrer interrupções; é a chamada atividade administrativa
ininterrupta.
- Generalidade: os serviços devem
ser para todos os usuários, indiscriminadamente (atrelado ao princípio da impessoalidade).
É também conhecido como o princípio da igualdade dos usuários.
*
As tarifas poderão ser diferenciadas em função das características técnicas e
dos custos específicos provenientes do atendimento aos distintos usuários, não
sendo afronta ao princípio da generalidade.
- Eficiência: melhor técnica na
prestação dos serviços para atingir os resultados.
- Segurança: os serviços não
devem colocar a vida dos administrados em risco.
- Atualidade: conservação e modernidade
das técnicas, equipamentos e instalações p/ melhoria dos serviços.
- Mutabilidade: mudança do regime
jurídico ou flexibilidade dos meios aos fins; autoriza mudanças no regime de
execução do serviço para adaptá-lo ao interesse público, que é sempre variável
no tempo.
- Modicidade: os serviços devem
ser prestados de forma módica e acessível, ou seja, com preços não excessivos a
ponto de impedir que o cidadão o obtenha.
- Cortesia: adequado atendimento,
com educação e pronto atendimento ao cidadão.
Por hora é isso...
Tentem fazer questões sobre o assunto e,
qualquer dúvida, entrem em contato.
Continuem com Afinco nos estudos
Grande abraço