domingo, 22 de outubro de 2017

Administrativo - Serviços Públicos (Princípios)


Olá meus amigos!!

Peço imensas desculpas pelo sumiço...
Tenho passado por maus bocados em termos de tempo!!

Em maio nasceu meu pequeno príncipe...em junho dei aulas de matemática para o concurso do Tribunal de Justiça de São Paulo e ainda conciliei estas aulas com minhas provas na faculdade...e por aí foi!! Fato é que só venho postar agora, finalzinho de outubro!! Essa vida de concurseiro, pai, trabalhador e ainda estudante está praticamente impossível de conciliar!! Kkkkk

Prometo que ou tentar postar pelo menos um artigo por semana, ok?!
(Sei que já prometi isso uma vez, mas realmente está difícil de cumprir com todos os compromissos...rs)

Hoje, vou falar dos princípios dos serviços públicos, muito pedido em provas de concursos. (Veja também sobre os tipos de serviços públicos em  https://afincoconcursos.blogspot.com.br/2016/06/ola-pessoal.html). 

Vamos lá?


Fiz um resumo por itens que fica mais fácil:
- Regularidade: manutenção da qualidade dos serviços; simplesmente isso... quando falar em manutenção dos serviços, é o princípio da regularidade.

- Continuidade: em regra, os serviços não devem sofrer interrupções; é a chamada atividade administrativa ininterrupta.

- Generalidade: os serviços devem ser para todos os usuários, indiscriminadamente (atrelado ao princípio da impessoalidade). É também conhecido como o princípio da igualdade dos usuários.
* As tarifas poderão ser diferenciadas em função das características técnicas e dos custos específicos provenientes do atendimento aos distintos usuários, não sendo afronta ao princípio da generalidade.

- Eficiência: melhor técnica na prestação dos serviços para atingir os resultados.

- Segurança: os serviços não devem colocar a vida dos administrados em risco.
- Atualidade: conservação e modernidade das técnicas, equipamentos e instalações p/ melhoria dos serviços.

- Mutabilidade: mudança do regime jurídico ou flexibilidade dos meios aos fins; autoriza mudanças no regime de execução do serviço para adaptá-lo ao interesse público, que é sempre variável no tempo.

- Modicidade: os serviços devem ser prestados de forma módica e acessível, ou seja, com preços não excessivos a ponto de impedir que o cidadão o obtenha.

- Cortesia: adequado atendimento, com educação e pronto atendimento ao cidadão.

Por hora é isso...

Tentem fazer questões sobre o assunto e, qualquer dúvida, entrem em contato.

Continuem com Afinco nos estudos


Grande abraço